quinta-feira, 20 de agosto de 2009

VII MOSTRA DE TEATRO TRANSCENDENTAL EM FORTALEZA



A cultura em nome da paz, do amor, da solidariedade e do comportamento ético em seis dias de apresentações teatrais, tendo como fio condutor principal mensagens positivas que incentivam uma postura transcendental do ser humano. É com essa proposta que a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chega à sua sétima edição com o tema "Ética".

Além das apresentações no TJA, serão realizadas ações paralelas, como uma Mostra Itinerante, com exibições especiais em 13 municípios do interior do Ceará e em terminais de ônibus da capital. Dentro da programação da Mostra, também será realizada uma Feira Solidária e um concurso cultural de desenhos entre os alunos da rede pública de ensino de Fortaleza. Os ingressos individuais para os espetáculos poderão ser adquiridos com a doação de dois quilos de alimento a partir do dia 4 de agosto nos shoppings Aldeota, Via Sul, Iguatemi, North Shopping e Benfica.

Na quarta-feira, dia 19, o pesquisador Paulo Ess ministrará a palestra “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido – Um Teatro do Bem. Na quinta-feira, dia 20, a diretora e roteirista Suzy Elida falará sobre “O Ator e a Espiritualidade”, e na sexta-feira, dia 21, Saliba Filho, diretor da ONG Ser em Cena (SP), ministrará uma palestra “O Teatro sobre a perspectiva do trabalho de reabilitação com os afásicos”. Todas as palestras são abertas ao público e serão realizadas às 16 horas no Foyer do Theatro José de Alencar.

Para o público infantil a programação também está garantida. As sessões do espetáculo “Histórias para Aprender e Sonhar”, do bonequeiro Aristides, acontecerão nos dias 22 e 23, às 16 horas, no pátio nobre do TJA.

O resultado da arrecadação de alimentos provindos dos espetáculos será doado para seis instituições filantrópicas: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Semente de Amor, Artesanato Vocacional Escola (Ave), Toca de Assis, Lar Torres de Melo e Polo Bezerra de Menezes.

Na programação da sétima edição da Mostra estão agendadas ainda apresentações nos terminais de ônibus de Fortaleza e a realização de três workshops para alunos do curso de teatro do Theatro José de Alencar, com vagas abertas ao público.
No Theatro, também será montada a exposição “Ética”, onde o público poderá votar nos desenhos enviados para o Concurso de Cartazes. O concurso conta com a participação de estudantes das escolas profissionalizantes do Estado e o vencedor será premiado com um computador. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Educação do Estado/SEDUC.

VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
Dia: 18 a 23 de agosto de 2009
Local: Theatro José de Alencar
Ingresso individual: 2 quilos de alimento não-perecível

Mais informações: (85) 3260. 5140/8745.0634 (Isabelle Bento)/ 8879.8474 (Mauro Costa)
PROGRAMAÇÃO:
VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental
Dia: 18 a 23 de agosto de 2009
Local: Theatro José de Alencar
Ingresso individual: 2 Kg de alimento não-perecível
* Dia 19/08 - Estréia com o Espetáculo
“O Amor Jamais Te Esquece”
O Espetáculo que revive o mais célebre julgamento da História, culminando na condenação e crucificação de Jesus, promete atrair o público cearense na abertura da VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. Da companhia paulista Operários do Palco, “O Amor Jamais Te Esquece” é uma adaptação de obra homônima ditada pelo Espírito Lúcius ao médium André Luiz Ruiz e remonta a história passada há 2.000 anos em Roma e Jerusalém, revelando os bastidores do processo movido pelo clero judaico. Além de relembrar o amor de Jesus por Pilatos, antes e após o drama da crucificação, o “O Amor Jamais Te Esquece” remete a reflexões sobre o cotidiano, criando a possibilidade de o público repensar conceitos, valores e sua relação com a humanidade. . A peça desvela a personalidade de alguns dos seus principais protagonistas, entre eles Pôncius Pilatos, representante de César na Judéia, cuja omissão, simbolizada no lavar as mãos, ficaria eternizada na História.
* Dia 20/08 -Espetáculo “Quem tem Medo da Morte?” Leva humor e musicalidade...
Aproveitar a vida enquanto há tempo. Da Companhia Espírita de Artes Cênicas, da Comunidade Arte e Paz de Salvador (BA). O Espetáculo traz uma divertida apologia à vida. A peça leva ao palco, com música e humor, fantasmas e aparições que chamam a atenção dos espectadores para se preocuparem menos com a morte, aproveitando e valorizando o presente. buscam derrubar os clichês misteriosos que envolvem a vida após a morte. Apontam os conflitos sobre as influências invisíveis que cercam o ser humano e propõem ao público uma maneira singular de perceber a morte, que no espetáculo é tratada como um recomeço.
*Dia 21/08 -Espetáculo“Estranha Loucura” apresenta o invisível...
O espetáculo paulista “ Estranha Loucura”, uma adaptação da peça “A Estranha Loucura de Lorena Martinez”, do dramaturgo paraense Nazareno Tourinho. Apresenta a história de uma mãe de família que se descobre médium ao sofrer um processo obsessivo. Com uma proposta de apresentar o invisível como algo que pode ser sentido, a peça apresenta momentos de suavidade e fúria. O drama da protagonista Lorena Martinez é retratado nas cenas de estranhos acontecimentos que atingem a família Martinez. Vencedora do Primeiro Concurso Nacional de Dramaturgia Espírita pelo Núcleo Espírita de Artes Cênicas (NEAC).
* Dia 22/08- Espetáculo “02 de Novembro” emociona público ao encenar a Perda e o Encontro...
Uma das peças que promete emocionar o público é a “2 de Novembro”, que retrata a emoção de um reencontro entre mãe e filho. No roteiro do espetáculo, de Belo Horizonte (MG) de “2 de Novembro”, uma mulher de meia-idade, solitária e sem perspectivas, recebe a visita do filho único, que a deixou 10 anos antes. Um encontro onde se procura entender o porquê dos conflitos; das diferenças e por que o grande amor de ambos não foi suficiente para evitar momentos de dor na relação. “ 2 de Novembro” é baseada no drama da atriz Heloísa Duarte, que teve o filho assassinado quando saía de uma comemoração durante a estréia de um dos seus espetáculos. Por isso, boa parte das falas da atriz são confessionais e sinceras. Mesmo quem não faz idéia da biografia de Heloísa tem boas chances de se emocionar. A separação de filho e mãe no mundo real parece dar à intérprete o tom exato para construir a separação de filho e mãe no mundo ficcional.
*Dia 23/08 - Espetáculo “Inquieto Coração” encerra Mostra com Vida e Obra de Santo Agostinho...
O espetáculo carioca “Inquieto Coração” é uma das atrações que promete sucesso de público na VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. O monólogo é um mergulho nas reflexões de Santo Agostinho sobre diversos temas ligados ao ser humano, como a natureza do amor, a busca da verdade e o conhecimento de Deus. “Inquieto Coração” leva ao palco os pensamentos de Santo Agostinho, uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. A partir da adaptação de quatro das principais obras deixadas por Santo Agostinho: “Confissões”, “A Trindade”, “A Cidade de Deus” e “Solilóquios”, produzidas depois da ordenação de Agostinho a bispo de Hipona, cargo que exerceu por quase 40 anos. Mais do que um espetáculo biográfico, “Inquieto Coração” propõe um encontro entre os escritos deste primeiro homem moderno e o homem de hoje.
Coração Inquieto: atuação emocionante e cenários e iluminação deslumbrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário