quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Grupo ensina a arte da espontaneidade por meio do teatro


Agência da Boa Notícia
http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=2023
quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Grupo ensina a arte da espontaneidade por meio do teatro


O Teatro Espontâneo é um exercício vivencial por excelência, enfocando a espontaneidade, criatividade, durante a prática da aprendizagem de papéis, no qual a pessoa se torna agente do ato criador e mais plena. É baseado no Psicodrama, criado pelo médico romeno Jacob Levy Moreno (1892 – 1974). Em Fortaleza, a Matriz Criativa, centro especializado em relações humanas, oferece ao público a oportunidade de participar de um grupo de Teatro Espontâneo, todo terceiro domingo do mês, das 10h às 13h. Grátis.

De acordo com a terapeuta psicodramatista Marilene Queiroz, o ser humano é bem preparado para lidar com o previsível mas, para evoluir, é preciso também saber lidar com o imprevisível. Citando Moreno, a partir do livro "Quem sobreviverá?", ela responde "será o homem espontâneo e criativo, capaz de criar e recriar sua realidade dentro das variadas circunstâncias". No Teatro Espontâneo, a criação e recriação é experimentada pelos participantes na prática que compreende três etapas.

A primeira é a do aquecimento. "É a preparação do ator mesmo, com exercícios de teatro, voz, corpo, emoções", diz Marilene. Na segunda acontece a dramatização de histórias criadas pelos participántes, em grupos. Sem um script prévio, o texto é montado na hora e pode ou não se referir a histórias de algum deles. A construção vivencial dos diversos papéis é o que conta. Na terceira etapa, eles compartilham o que foi apresentado.

Ao mesmo tempo em que o Teatro Espontâneo é um laboratório para os formandos em psicodrama, serve também para o desenvolvimento do grupo, de relações sociodinâmicas e de cada ser humano. Para Marilene, é uma técnica que beneficia quem quer se dedicar às artes cênicas, quem quer desenvolver suas relações interpessoais e quem quer se tornar um socionomista, terapeuta de relações, que pode atuar em escolas, empresas, comunidades e clínicas.

Para participar do grupo grátis de Teatro Espontâneo, Marilene informa que basta comparecer no terceiro domingo de cada mês, um pouco antes das 10h, na sede da Matriz (Rua Carvalho Lima, 38, na Aldeota, entre as Ruas Nunes Valente e José Vilar). O ingresso é por ordem de chegada e, normalmente, participam 30 pessoas a cada edição.

A jornalista Rita Machado, aluna de especialização em Psicodrama e participante do grupo, recomenda a experiência. “O trabalho traz um encontro consigo mesmo. Você vivencia os diversos papéis. Com certeza você vai vendo as mudanças para melhor. Hoje me sinto mais centrada", diz.

Mais informações: Matriz Criativa – (fone: 85 3261.0220)

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509) - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário